sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Festas para Adolescentes ou Tutorial dos Pais Fixes

Festas

Quem acompanha o Insta Stories sabe que houve festa de arromba por aqui no passado fim de semana. E quando eu digo "de arromba", estou mesmo a falar a sério: fiquei arrombada de todo!!!

A loira mais nova fez 14 anos e, mais uma vez, esforços se uniram para preparar aquela que é considerada a Festa do Ano.  E quem pensa que a tarefa é mais fácil à medida que eles crescem, DESENGANE-SE! Este é o grande momento do tudo ou nada, em que a mais leve escorregadela tira-nos do banco dos PAIS FIXES e arrasta-nos para o banco mais temido de todos: o dos PAIS COTAS.

Durante o fim de semana, entre as várias mensagens de parabéns, houve também alguns pedidos para falar aqui no blog acerca de organização de festas, em particular para adolescentes. Por isso, já perceberam que isto é assunto de extrema importância, diria mesmo de sobrevivência!

Não sendo nenhuma guru sobre o assunto, é um facto que já levo 14 anos de festas, por isso decidi partilhar convosco esta experiência e, ao mesmo tempo, deixar-vos algumas dicas e ideias...

O TEMA

É aqui que começa o drama! Longe vão os tempos das princesas da Disney ou da Hannah Montana. Investia-se no pack temático e no dia era só decorar com cenários, toalhas, balões, copos, pratos...e era tudo tão simples! A criança ficava feliz, os convidados de meio metro ficavam ao rubro e nós entrávamos diretamente para o banco dos pais fixes. Sem espinhas!

"Qual tema?! Não quero nada dessas coisas!" é a resposta que temos na idade do armário, quando perguntamos sobre o tema da festa. Em desespero, tentamos a jogada do bolo: "Então...e como vai ser o bolo? Temos de ter um tema para escolher o bolo..." Resposta: "Não quero nada no bolo! Simples, de chocolate, que é o meu preferido." E é assim que, de repente, entramos naquela terra de ninguém e vemos, cada vez mais próximo, o banco dos pais cotas. [música de fundo sinistra]

Juntamente com a minha equipa super especializada (núcleo familiar), tentei dar a volta à coisa. Como a festa ia ser feita no exterior, com direito a uns mergulhos e um dress code bastante simples (fato de banho), foram criados diversos espaços, cuja decoração e ambiente acabaram por ter em comum uma temática: o VERÃO!

TAAAUUU! PIMBAAAS! A festa teve um tema!

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SUMMER PARTY! Se a mãe diz que há tema, então há tema! 
OS CONVITES

Também aqui muita coisa mudou. Aqueles convites que comprávamos com o pack temático ou que fazíamos em casa de acordo com o tema, todos bonitinhos, cheios de amor e carinho?! Nem pensar, são um horror, completamente OUT!
Acho que um evento criado no Facebook até poderia ser aceitável, mas como o "Facebook é para cotas" não arrisquem a sugestão. Os convites fazem-se por SMS ou WhatsUp, sem grandes floreados (ou até nenhuns).
Para além deste problema, há também a questão de não conseguirmos controlar os convidados, porque tudo acontece no telemóvel deles! Assim, temos de perguntar TODOS OS DIAS quantos já confirmaram, quem não pode vir, afinal quantos são... Estipulem uma data limite e ameacem, sem piedade! Não há número de convidados, não há paparoca, pois não adivinhamos as quantidades...

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Há apps para fazer contagens decrescentes. Estive a ouvir isto
toda a semana, todos os dias, várias vezes ao dia...
O(S) ESPAÇO(S) E A DECORAÇÃO

Dois tópicos importantes: primeiro, porque os teens não vão querer adultos por perto; segundo, porque não pode haver, em momento algum, qualquer vestígio de infantilidade.

Como é óbvio, a inexistência de adultos numa festa com esta malta, que ainda não é carne nem peixe, está fora de questão! Mas como somos pais fixes [rufar de tambores], criámos diferentes espaços dentro do grande espaço: a nossa zona de atuação ficava próxima da entrada, dos comes e bebes e ficou destinada aos convidados adultos, que facilmente controlavam os mais pequenos da festa nas suas atividades aquáticas; em toda a extensão do jardim, foram criados vários spots, com mesas, cadeiras e almofadas, para os teens se juntarem em convívio (e muitas selfies). Naturalmente, os spots preferidos foram os mais distantes de nós...
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A partir daqui, os adultos não eram muito bem-vindos
(foto antes da decoração).
A decoração foi simples, alusiva ao Verão e, principalmente, aos espaços da festa.
Um aspeto a ter em conta para os pais que vêm cheios de energia da primeira infância: cuidado com os balões! Estão a ver aqueles milhentos balões coloridos que enchemos para decorar tudo e tudo e tudo?! Sim, nós também estávamos habituados a isso e demos o pulmão à palmatória. Cerca de 80% desses balões ficaram refundidos no chão da sala para servirem de divertimento nos dias seguintes aos da casa (incluindo os de quatro patas).

Resumindo: apenas alguns (poucos) balões de cores MUITO ESPECÍFICAS são selecionados para decorarem a festa e, se não existirem, ótimo. Os únicos balões que são requisito essencial numa festa de teens são os que compõem a idade do aniversariante. Cheios com HÉLIO! Impensável uma selfie com balões a regurgitar e sem energia...

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Para a posteridade (e redes sociais).
Para a decoração, socorri-me da Partyland, uma loja que descobri no ano passado, em Lisboa, e que tem tuuuuudooo para festas. Os balões (já cheios), as setas indicadoras, as bandeirolas, algumas palhinhas e alguns copos vieram daqui e cumpriram a sua função de Summer Party.

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Como é óbvio, o último não se adequava.
Ficou guardado para daqui a muitos
(e muitos) anos.
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A Joy colaborou imenso nos preparativos.
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Preparação da mesa de trabalho da equipa do Bar.
Por outro lado, depois de um ano em obras, lembrei-me que seria interessante reaproveitar algumas madeiras para dar um toque eco-chique à festa. Assim, na véspera, juntou-se a equipa maravilha e recolheram-se alguns pedaços de madeira, os quais foram cortados, lixados e pintados com tinta de ardósia. Um kit de canetas de giz e um rolo de corda completaram a operação.

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Depois do corte e da lixa, limpeza de pormenores
não desejáveis antes da pintura.
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A porta que tinha os dias contados, ganhou nova vida
num estilo vintage.
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Depois, é tudo uma questão de lettering...
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...criatividade e muitos hashtags!
O BAR

Ou o miminho da festa! Com dois membros da família profissionais na área e alguma criatividade, criámos um pequeno bar de verão. As bebidas "cabeça de cartaz" foram estudadas e testadas nos dias anteriores (algumas em versão álcool para a mãe, como devem compreender), sendo batizadas de acordo com o ambiente da festa, que é como quem diz, TEMA! [rufar de tambores]

Para aquele toque eco-chic, comprámos umas canecas para as bebidas (onde colocávamos os nomes dos convidados com um marcador), que funcionaram em sistema refill. No menu, decidi criar três espaços, para não haver confusões: o primeiro, bebidas sem álcool; o segundo, bebidas com álcool (apenas para adultos); o terceiro, para mim, acima de tudo.
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À "porta" do Bar
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Canecas cheias de pinta e ar tropical
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#FreshVibes (ou uma espécie de Mojito sem álcool)
COMIDA E ANIMAÇÃO

No que toca a comida, não há grandes alterações. Quando mais novos, comem mais e aceitam melhor a oferta; nesta idade, comem menos e, por norma, tudo aquilo que é menos saudável e mais fácil. Basicamente, é esta a diferença. Ainda assim, a par das batatas fritas e dos doces espalhados pela mesa, continuo a insistir numas espetadas de fruta fresca. E, mais uma vez, eles continuam a insistir que sou eu que as devo comer...

No que toca a animação, está fora de questão sugerirem qualquer coisa que envolva palhaços, princesas ou malabaristas. Lado positivo: poupança no orçamento. Na verdade, quando se chega à idade da borbulhagem (que não se nota nada, calma!), a animação da festa resume-se a uma PLAYLIST. E a única condição é que nenhuma das músicas seja escolhida pelos pais, o que é bom, pois uma escolha ao lado e... COTAS! Assim sendo, apenas criámos um espaço para o computador e a coluna fazerem as honras da casa. Portanto, depois de horas de Mc Kevinho ("joga o bumbum pro alto"?!) e Kendrick Lamar, entre outros, estou pronta para organizar um festival de verão.

A mãe preparar uma coreografia e o pai ser o DJ de serviço foi uma ideia proposta dias antes. Devo dizer que foi ameaçadoramente recusada, por isso fiquem pela playlist.

Festas
A Playlist, interdita a pais (que são fixes)
Como nem todos os convidados estão em idade de querer saber qual o bumbum que mais bate, parafraseando o génio literário de Mc WM, criou-se uma Photo Booth, ou seja, um espaço onde podiam servir-se de alguns adereços (perucas, roupas antigas e carnavalescas, entre outros acessórios que utilizo nas minhas aulas de teatro) para tirarem selfies, belfies, nelfies e por aí fora...
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No sítio indicado encontrava-se um baú cheio de adereços
(faltou a foto).
...e disponibilizaram-se alguns insufláveis de piscina, como por exemplo umas balizas que serviram dentro e fora de água.

Tragédia: não houve cisnes ou flamingos cor de rosa.
Festas
Os mais novos aderiram em grande e até alguns teens
raptaram-nas para a sua "reserva natural" nos confins da festa...
O SEGREDO DO SUCESSO

...são as HASHTAGS! Hoje, especialmente no mundo teen, tudo funciona através de hashtags. Começo mesmo a acreditar que um simples #arrumaoquartoagora poderá ser bem mais eficaz do que um grito, cuja resposta será, com toda a certeza, "Vou já!" (ou algo semelhante). Por isso, decidimos aplicá-las ao menu do bar.

E foi assim, meus amigos, que se deu o apuramento para o banco dos #PAISFIXES.

Infelizmente, não tirei mais ou melhores fotografias, pois nem estava a considerar tratar este assunto aqui no blog. Mas, de facto, por que não?!

Obrigada pela ideia e fico a aguardar os vossos comentários... aqui, no mail ou através das redes sociais!

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