quinta-feira, 21 de abril de 2016

#omeuanoemfotos 112 | Dubrovnik

Último porto a explorar: Dubrovnik, de regresso à Croácia.
As expetativas já eram consideráveis, tendo em conta a fama que este local tem conquistado nos últimos tempos. Embora não me tenha alongado muito na visita, ficando-me apenas pela Stari Grad (ou seja, a cidade velha)do pouco que conheci a fama é merecida. 

Pile Gate: existem quatro entradas na muralha que circunda a cidade velha e esta é a mais antiga. Com a figura de San Blas, padroeiro da cidade, na fachada, esta entrada conserva ainda a ponte levadiça que protegia o interior da cidade durante a noite e durante os ataques.

Walls of Dubrovnik: todo o passeio foi feito entre as antigas pedras que protegem a cidade e cuja conservação é impressionante. Por aqui, abundam lojas, cafés, restaurantes...muito, muito turismo! Tudo a par, claro, de referências históricas aos transeuntes: o Palácio de Rector, o Palácio Sponza, a Fortaleza St. John, a Catedral e o seu espólio (que só sai à rua em dias festivos), as Igrejas de St. Ignatius e de St. Saviour (que é como quem diz "de São Inácio e de São Salvador"). Tudo organizado em ruas estreitas, assimétricas e desniveladas, que conferem um carisma muito especial à pequena cidade.

Product Market: cidade turística que se preze tem de ter um mercado e aqui não foi exceção! Em pleno coração da Stari Grad, várias bancas resguardadas por guarda-sóis ofereciam uma panóplia de produtos locais, desde as ervas aromáticas aos famosos saquinhos de lavanda, passando por fruta, doces típicos e todo o tipo de acessórios. 

Havendo mais tempo, seria possível explorar a maior riqueza desta terra: o mar. Dei por mim a tirar fotografias atrás de fotografias, depois filmava, depois apostava numa panorâmica...tudo para tentar registar o que estava a ver! Missão fracassada, pois nem todas as fotografias juntas conseguem transmitir a verdadeira beleza da paisagem de Dubrovnik. Exatamente a mesma sensação que tive em Montenegro, onde a frustração ainda foi maior.
Conhecida como Pearl of the Adriatic, faz realmente jus à sua alcunha! Como disse George Bernard Shaw, "aqueles que procuram o paraíso na Terra deveriam vir a Dubrovnik e descobri-lo".

Sabem aquela vontade de mergulhar e ficar a pertencer ao fundo do mar?! É isto.

Com Dubrovnik para trás, segue-se o último trajeto marítimo até ao destino final: de volta a Veneza!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...