domingo, 17 de abril de 2016

#omeuanoemfotos 107 | Trieste

A verdade é que nunca tinha ouvido falar desta região italiana. Também é verdade que não é propriamente uma região cheio de cantos e recantos intermináveis por descobrir. Porém, como todos os lugares, há sempre histórias para contar sobre a história a conhecer.

Noutros tempos, Trieste já foi realmente um grande centro urbano e de grande influência na política, literatura, arte, música, cultura...isto na altura em que estava sob o domínio austro-húngaro! Agora, é normalmente esquecida para as grandes cidades de Roma, Veneza ou Milão!
Na verdade, ao passar pelas ruas de Trieste tive uma sensação de mixórdia de temáticas: por um lado, o sol, a alegria e a agitação italianas a inundar os cafés que se alongam por todas as ruas em esplanadas sem fim; por outro, os edifícios de outros tempos, com um ar sombrio, que nos remetem para momentos de guerra e fascismo, muito semelhantes aos que encontrei em Budapeste.

Depois de estacionado o "pequeno" veículo, entrou-se em grande pela Piazza Unità d'Italia, onde hoje decorria uma cerimónia comemorativa de um acontecimento histórico-militar (pelo que consegui entender).
Como um evento não bastava, mais acima, chegou-se ao Canal Grande, onde hoje decorria o Trofeo Ponterosso Canoa Polo. Foi a primeira vez que vi este desporto a ser praticado: imaginem o polo aquático em canoas, com as balizas suspensas no ar e em que a bola tanto pode ser passada à mão ou com a ajuda do remo. Basicamente é isto e digo-vos já que, com o sol que estava, bem me apetecia ir para lá jogar também.
Depois, foi seguir caminho e explorar as paisagens, os sons e os cheiros vindos de todos os lados.

Kleine Berlin, os túneis construídos pelos alemães por altura da sua ocupação durante a 2ª Guerra Mundial, foi um local impossível de visitar - segundo aviso, só reabre ao público dia 23 de abril...

Arco di Riccardo é uma das várias provas de que ali foi terra do Império Romano. Ainda que seja muito pequeno o arco, certamente o Riccardo lá deve ter deixado muitas recordações importantes.

Città Vecchia é a parte mais antiga da cidade, onde encontramos várias ruínas romanas e uma espécie de miradouro que permite apreciar Trieste quase no seu todo.

À hora de almoço não podia faltar algo tipicamente italiano: spaghetti alla fruti di mare, na Trattoria. E estava al dente...é só o que vos digo!

Para já, um arrivederci a Itália...
Next stop: Croácia!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...