quinta-feira, 23 de abril de 2015

Bem-Vindos ao Piódão!

A cerca de 70km de Aguieira, podemos encontrar as famosas Aldeias de Xisto e, claro, tive de lá ir espreitar (bem vos disse que contava tudo, mas também avisei que sou indisciplinada...).

[Agora é aquela parte da História...Quem não gosta, já sabe: salta uma casa para a seta!]

Em tempos, houve uma pequena povoação chamada Casal de Piodam (gente ou povo que anda a pé). Era considerado um local de refúgio e isolamento do mundo, tendo havido criminosos que se refugiaram por ali designando-o como "o pior do mundo". Ou seja, era aquilo que hoje chamamos de "cu de Judas"; ou qualquer destino para onde vão algumas personalidades idóneas do nosso país depois de nos irem ao bolso.
Este foi um dos locais atingidos pela desertificação: o ataque das formigas ao mel (uma das suas principais riquezas), a falta de água para cobrir as necessidades da população e a procura de melhores oportunidades são alguns fatores apontados. Casal de Piodam acabou por ficar em ruínas e aquela que hoje conhecemos como Aldeia de Piódão situa-se numa encosta da Serra do Açor, próxima da povoação original.

--->
Aqui as casas são feitas com os recursos que a natureza oferece: xisto e madeira. Quando nos aproximamos, a sua disposição em anfiteatro ao longo da encosta dá-nos logo uma sensação de que chegámos a uma pequena aldeia de brincar. Sensação que é acentuada quando caminhamos pelas estreitas ruas. Parece que estamos numa espécie de jogo do labirinto.
Atendendo ao seu novo estatuto de atração turística, quando chegamos à praça da aldeia, onde surge em destaque a Igreja Matriz vestida de azul e branco, são vários os pontos de artesanato e pequenas tascas para nos levar para o mau caminho. Como se não bastasse o remorso, quando saímos das tascas ainda encontramos à venda aquelas coisas que acabámos de comer: broa de batata, presunto, queijo (oh, queijo!)... e vinhos...e licores de vários tipos...

[auto-lembrete: és uma vergonha!]

Do outro lado da encosta, com um ar imponente do estilo "I'm the boss aqui da zona", vemos o Inatel Piódão Hotel, também este construído em xisto. Ficou-me debaixo de olho...

Gostei e recomendo. Mas o pé leve nesse pedal que as curvas da serra são bem manhosas...

Mais fotos no Instagram
Post sem contrapartida publicitária, suportado apenas pela minha real gana (e pelo meu real paladar).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...