segunda-feira, 11 de julho de 2016

#omeuanoemfotos 193 | Pequeno Gigante

À exceção de Lisboa que teve direito a uma tarde para receber e festejar os nossos atletas, a maior parte dos portugueses iniciaram mais uma semana de trabalho. Mas esta não foi uma segunda-feira igual às outras. Esta foi uma segunda-feira com sabor a vitória. Uma segunda-feira onde todos trouxeram um sorriso e vontade de partilhar a alegria de mais um feito português.

Não vou fazer qualquer comentário em resposta às previsões dos franceses que tão pouco nos favoreceram e que desenharam um retrato tão negativo de Portugal e dos portugueses. Isto porque acredito que quando falamos mal de alguém dizemos mais sobre nós próprios do que sobre a pessoa em questão.

Apenas tenho a constatar o que observo: uma vitória que trouxe uma alma renovada a um povo tendencialmente cético e muitas vezes pessimista, com medo de sofrer desilusões e de cometer erros. É preciso deixar este medo de lado! Perante a desilusão só temos de criar novas ilusões e seguir em frente. Perante os erros só temos de aprender e seguir em frente, fazendo melhor ou, pelo menos, fazendo diferente. E se o vizinho vir a nossa desilusão ou o nosso erro não temos de sentir vergonha, mas apenas esperar que ele seja inteligente o suficiente para também aprender e seguir em frente. Porque o caminho é apenas este para quem quer levantar taças e ter segundas-feiras de campeão.

Portugal é um país pequenino, muitas vezes esquecido no cantinho da Europa. Mas deixo-vos a questão: quantos países do Euro 2016 conquistariam este troféu e teriam adeptos a festejar em todos os cantos do mundo?!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...