sábado, 23 de abril de 2016

#omeuanoemfotos 114 | Murano

A cerca de 1 km de Veneza, chegamos à ilha de Murano, que na verdade é um arquipélago de sete ilhas unidas por pontes. Foi este o ponto alto do dia: conhecer a famosa terra da arte do vidro! 

De facto, quando chegamos a Murano, começamos logo a ver vitrines seguidas de vitrines com todo o tipo de objetos em vidro, de todas as cores. Senhoras: não vale a pena começar logo a gastar os euros à maluca na primeira paragem! Durante o passeio, vão ver que há muito por onde escolher e que os preços também variam...

Uma experiência interessante é, sem dúvida, assistir ao vivo à criação destes objetos e a algumas técnicas do trabalho em vidro. Se acompanharam o que partilhei no Snapchat (shesatcandyland) ou no Instagram, devem ter ficado com a mesma sensação que eu: parece que estamos a ver os acrobatas do circo numa atuação em que tudo parece tão simples e fácil. Aliás, como referiu o anfitrião da demonstração que tive oportunidade de assistir, "é uma tarefa bastante fácil, só precisamos de cerca de 90 anos de aprendizagem".
Atenção: vão encontrar vários sítios para observar os bastidores desta arte. Alguns cobram um valor à entrada, mas existem vários que têm entrada livre (poderão contribuir no final, se assim entenderem), por isso não entrem logo no primeiro que vos aparecer!

Depois o resto do passeio faz-se rápido, visto que Murano não é muito grande. Lojas repletas do maior tesouro local (e vão encontrar coisas muuuuuiiiiito giras!), cafés e restaurantes à beira do canal são o cenário principal.

Para chegar e sair de Murano, o transporte é simples: vaporetto, o famoso autocarro aquático (water bus). Só para avisar que passear em Veneza e arredores não é propriamente barato... Só uma viagem de vaporetto custa 7,50€; se quiserem andar à vontade todo o dia nos transportes (vaporetto e autocarro) têm os bilhetes diários, que acabam por compensar a quem está numa de correr a cidade de trás para a frente. Existem também os táxis marítimos, que vos cobram 60€ ou mais para fazer 1 km.

Mais barato que o vaporetto, pelo que descobri até agora, só mesmo "a la pate", que é como quem diz "mexe as pernas que só te faz é bem"! E posso dizer-vos que funciona na perfeição!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...